Este Blog, tem idéias e passagens de minha vida como um caderno de anotações, minhas observações e de outras pessoas relacionadas a Psicologia, Gestão de Pessoas, citações etc...
terça-feira, 28 de agosto de 2007
Reflexoes sobre o desenvolvimento humano
Em muitos casos criamos pessoas condicionadas como filhos que a simp0les expressão do amor se torna inautêntica, devido ao que se aprendeu como a forma certa de expressar este amor, Holywood, é a maior prova de que o amor é condicionamento, quem assiste a filmes de amor espera sempre que o seu seja igual aquele relatado no filme mas esquece que na vida real os sentimento são mais confusos, mais completos, mais reais, e mais fortes que na tela de cinema.
Tudo começa com o adulto tentando ensinar uma criança sobre os deveres da vida, a criança pões os pés na terra, e o adulto grita: “ Não coloque os és aí ! Eu não gosto de pés sujos!” bem , não há nada de errado com os pés na terra.Há muitas poucas doenças que poderiam se iniciar com os pés na terra, mas as doenças do condicionamento são mais crônicas duram muito mais, a criança que se torna adulto, logo terá de lutar contra as próprias ansiedades porque não experimentou colocar os pés na terra (claro que isso é uma metáfora), por isso terá de manter sempre controle sobre seus atos, sem realmente entende-los e ira sempre buscar problemas onde eles não existem. O reconhecimento do adulto pode ser mais pertinente consigo mesmo, mostrando que a negociação é o melhor caminho permitindo a criança a experimentação e depois mostrando de alguma forma que a sujeira não pode ficar nos pés o tempo todo, e que ela não poderá sujar a casa pois mais pessoas moram ali e nem todos gostam de terra pela casa. Parece difícil perceber que uma criança é capaz de entender isso, isso acontece por que quando o adulto fala com a criança ela repete o que aprendeu e não enxerga ali um ser capaz e que um dia se tornará um adulto também.
Desta maneira a criança vê a si mesma com desejos incoerentes e o futuro adulto vê-se privando da vida pelos “deverias” que adquiriu pelos outros enquanto criança, - “Você deve ser educação”, - “diga obrigado sempre que ganhar um presente”, Como você poderia se sentir amado por alguém quando é colocado tantas condições para que isso ocorra?
Agora , neste ponto de vista do desenvolvimento humano, você pode ver que a neurose é um condicionamento, e em muitos casos se torna impossível não ser neurótico, cada pessoa se torna de alguma maneira descentralizada, ou seja suas ações foram delegadas as ordens de outra pessoa.
Para finalizar esta idéia , olhemos esta criança quando adulto , um caminho aprendido é o de manipular o meio para conseguir o que quer, afinal “não posso fazer nada que tenho vontade, pois senão não serei um adulto amado”, desta maneira faço com que os 0outros tenham que fazer o que eu poderia ter feito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário