Este Blog, tem idéias e passagens de minha vida como um caderno de anotações, minhas observações e de outras pessoas relacionadas a Psicologia, Gestão de Pessoas, citações etc...
terça-feira, 28 de agosto de 2007
Artigo publicado no Jornal do Paraná
A ENERGIA MAGICA DAS AGULHAS
Hoje a organização mundial de saúde (OMS) reconhece e comprova a eficácia da maioria de seus pontos para tratamento terapêutico, e “Ela” quase já foi extinta mas, hoje a Acupuntura ocupa um lugar de destaque no Ocidente, principalmente no Brasil, onde a jogadora de vôlei Leila, o ator Luciano Quirino da novela Laços de Família e ate o presidente Luis Inácio Lula da Silva utilizaram de seus recursos e relataram seus benefícios.
Para muitos estar saudável é ,simplesmente estar apto para trabalhar mas, quantas vezes você parou para perceber que seu corpo precisa de manutenção constante (alimento, ar ,água) são alguns dos nutrientes que permite uma vida saudável, mas quando estes insuficientes é preciso mais, pense: daqui a cerca de um ano praticamente todas as células de seu corpo já terão morrido, isso não significa que você vai desaparecer, mas todos os anos você é recriado ,não é algo que vai começar daqui á alguns dias, começou desde seu nascimento faz parte de seu processo de crescimento e envelhecimento (degeneração e regeneração) ,mas por volta de 24 ou 25 anos de processo natural modifica, e a degeneração ocorre mais depressa que a regeneração.
Nosso corpo vem sendo adaptado ao longo de milhares de anos de evolução, e seu código genético não tem idéia da existência de muitos produtos químicos convencionais que prometem mudanças drásticas, este código supõe que sua alimentação é saudável, e sua hidratação natural,alem de uma oxigenação mais pura. Isso não quer dizer que você tem que mudar toda sua vida, mas terá de adapta-la por isso utilizar os benefícios que o próprio corpo oferece .A Acupuntura faz isso, como terapia milenar (5mil anos) ,faz parte de grande parte da evolução humana ,consiste em usar estimular alguns pontos reflexos localizados em meridianos, que são canais dispostos na superfície da pele por meio dos quais se faz a troca da energia entre o meio exterior e o interior ,para curar, tratar e PREVENIR, os meridianos são basicamente 12 dispostos em pares, um em cada lado do corpo, sendo que cada par corresponde a um determinado órgão e víscera. Como já mencionado o corpo se modifica desde o nascimento ,mas toda a estrutura do seu organismo se encontra originalmente em equilíbrio de acordo com a visão oriental pela atuação das energias Yin e Yang , com a modificação ,e a falta de harmonia destas energias leva a doença .Alguns problemas tratáveis pela acupuntura são:
*Otorrinolaringologia: ouvidos ,nariz, garganta –zumbido ,labirintite, faringe conjuntivite aguda, retinite, miopia ,catarata (sem complicações).
*Cardiorrespiratorios: dor no peito, palpitação, enfisema, bronquite crônica.
*Ginecologia: dismenorreia, alterações menstruais disfuncionais ,lombalgia durante a gravidez.
*Psicossomáticas: ansiedade, depressão, angustia ,síndrome do pânico, insônia, apetite compulsivo.
*Oncologia:dores associadas com câncer, mal-estar provocado pela quimioterapia.
*Dores crônicas em geral: tendinite (ler), distrofia simpática reflexa, fibromialgia, dor pós-cirurgia.
*Dermatologia: dermatite facial, eczema tópico.
*Sistema respiratório: bronquite aguda, asma brônquica (especialmente em crianças ,e sem outras complicações).
*Perturbações gastrointestinais: espasmos de esôfago e cardio, soluções, gastrites aguda e crônica. Hiperacidez gástrica, ulcera crônica do duodeno.
*Perturbações nervosas e músculos esqueléticas: dor de cabeça ,enxaqueca, nevralgia do trigêmeo... Enurese noturna ,nevralgia intercostal, lombalgia ,síndrome cervico-braquial, artrites diversas, ciática ,osteoratrite, artrose.
*Vias respiratórias superiores: sinusite, rinite, gripe, resfriado, amigdalite aguda.
É importante saber que a Acupuntura,é eficaz a doença esta em fase inicial, podendo tratar por si só ,mas quando o problema já esta presente há alguns anos ,ela não dispensa a utilização de outras terapias ,o que pode diminuir o uso de medicamentos e, consequentemente ,fazer com que o paciente tolere mais o medicamento e sofra menos efeitos colaterais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário