domingo, 9 de março de 2008

Final de semana

Este fim de semana, foi cansativo Sabado a tarde apresentei minha monografia tentando unir Gestal-terapia e Taoísmo, confesso que não me saí muito bem , devo ter me fixado em deatalhes não tão pertinentes ao asssunto e o taoísmo é um assunto desconhecido pra muita gente, porém acho que é um caminho e logo conseguirei estabelecer a ligação que gostaria, evitando o lado tendecioso de todas as provas cientificas;

Vou deixar aqui os paralelos ja traçados anteriormente por Ginger e uma poesia ue transcende Perls o pai da Gestalt-terapia :

· Livre expressão e espontaneidade, (no sentido daquilo que vem...). Ou seja o ser humano saudavel é espontaneo evitando personagens, e soluções iguais para todos os problemas .

· A libertação das “introjeções” moralizantes (“devemos...”). As idéias e regras pré-concebidas destroem a criatividade humana e deixam as pessoas presas as idéias de "eu devo .... cumprimentar todos, ser legal, falar o que penso..."

· O trabalho de integração das polaridades contrarias,todos temos a possibilidade dual, eu só sou bom porque reconheco a maldade, atraves da integraçao dessas duas partes de mim, consigo evitar o papel de bonzinho ou cruel de sempre, sendo fluido e ativo.

· A concentração no aqui e agora, existe um livro cujo o nome é bem significativo ""só posso tocar você agora", ou seja tudo que pode ser concebido ou feito só é possivel aqui no meu campo e agora de acordo com minhas necessidades e habilidades.

· A “teoria paradoxal da mudança” que implica, num primeiro momento a aceitação “daquilo que é”, só existe uma maneira de mudar, quando posso ser quem realmente sou, do contrário me torno um personagem pré fabricado, exemplo vou ser o lider de uma empresa, de que maneira eu poderia ser lider copiando todos, pois quando as coisas sairem do controle, minha cópia não tera respostas, e eu me senitrei sem forças, me tornano eu , descubro em mim a verdadeira força da liderança , mas do meu jeito , um jeito que eu conheço e que os outros compatilham;

Agora a parte mais interessante: um texto do Walter Tobbs chama-se transcedendo Perls

Eu faço as minhas coisas, você faz a suas.

Se a vida se constituir só nisso, serás deveras arriscado, pois eu o perderei e além de tudo me perderei também.

Eu não estou neste mundo para viver de acordo com suas expectativas.

Todavia, estou neste mundo para reconhecê-lo como um ser insubstituível e a mesma atitude espero de você para comigo. Só nos tornamos autênticos, interagindo com as pessoas.

Quando me separam de você, eu me desintegro totalmente.

Não me encontrei com você por acaso. Eu tomei a iniciativa, para encontrá-lo.

Em lugar de ficar à espera de que algo ocorra ao meu redor, eu provoco os acontecimentos por iniciativa própria.

De fato, seu eu quem devo tomar a iniciativa – de tudo. Contudo, não devo me contentar em agir sempre sozinho.

A verdade começa na ação a dois.


um abraço

Maykonnn Almeida


Um comentário:

maaa ._. disse...

temos uma coisa em comum ;D
a opção do melhor livro
adorei o seu perfil