Este Blog, tem idéias e passagens de minha vida como um caderno de anotações, minhas observações e de outras pessoas relacionadas a Psicologia, Gestão de Pessoas, citações etc...
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Só Por Hoje
Acho que sentamos ali por 2 horas e depois de muito bate papo, ele me perguntou: "Será que posso me apaixonar de novo?"
E eu Respondi: - Por que não?
Debatemos ao pelo menos mais 40 minutos e acabamos por descobrir que a droga chamada paixão está obsoleta , pois seus efeitos colaterais parecem provocar efeitos antes do consumo. O Medo de ser abandonado, ou mesmo da rejeição é o efeito mais avassalador que está fazendo com que as pessoas prefiram outras drogas, das quais sintéticas buscando evitar a dor da separação.
Posso pensar que a vida seria mais simples se não houvesse a paixão. Mas quantas coisas deixaríamos de experimentar pela sua inexistência?
domingo, 9 de março de 2008
Final de semana
Vou deixar aqui os paralelos ja traçados anteriormente por Ginger e uma poesia ue transcende Perls o pai da Gestalt-terapia :
· Livre expressão e espontaneidade, (no sentido daquilo que vem...). Ou seja o ser humano saudavel é espontaneo evitando personagens, e soluções iguais para todos os problemas .
· A libertação das “introjeções” moralizantes (“devemos...”). As idéias e regras pré-concebidas destroem a criatividade humana e deixam as pessoas presas as idéias de "eu devo .... cumprimentar todos, ser legal, falar o que penso..."
· O trabalho de integração das polaridades contrarias,todos temos a possibilidade dual, eu só sou bom porque reconheco a maldade, atraves da integraçao dessas duas partes de mim, consigo evitar o papel de bonzinho ou cruel de sempre, sendo fluido e ativo.
· A concentração no aqui e agora, existe um livro cujo o nome é bem significativo ""só posso tocar você agora", ou seja tudo que pode ser concebido ou feito só é possivel aqui no meu campo e agora de acordo com minhas necessidades e habilidades.
· A “teoria paradoxal da mudança” que implica, num primeiro momento a aceitação “daquilo que é”, só existe uma maneira de mudar, quando posso ser quem realmente sou, do contrário me torno um personagem pré fabricado, exemplo vou ser o lider de uma empresa, de que maneira eu poderia ser lider copiando todos, pois quando as coisas sairem do controle, minha cópia não tera respostas, e eu me senitrei sem forças, me tornano eu , descubro em mim a verdadeira força da liderança , mas do meu jeito , um jeito que eu conheço e que os outros compatilham;
Agora a parte mais interessante: um texto do Walter Tobbs chama-se transcedendo Perls
Eu faço as minhas coisas, você faz a suas.
Se a vida se constituir só nisso, serás deveras arriscado, pois eu o perderei e além de tudo me perderei também.
Eu não estou neste mundo para viver de acordo com suas expectativas.
Todavia, estou neste mundo para reconhecê-lo como um ser insubstituível e a mesma atitude espero de você para comigo. Só nos tornamos autênticos, interagindo com as pessoas.
Quando me separam de você, eu me desintegro totalmente.
Não me encontrei com você por acaso. Eu tomei a iniciativa, para encontrá-lo.
Em lugar de ficar à espera de que algo ocorra ao meu redor, eu provoco os acontecimentos por iniciativa própria.
De fato, seu eu quem devo tomar a iniciativa – de tudo. Contudo, não devo me contentar em agir sempre sozinho.
A verdade começa na ação a dois.
um abraço
Maykonnn Almeida
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008
Eu - Jardim de Orquideas Negras
Quando estava fazendo a Formação em Gestalt-terapia , um dos trabalhos era "representar a gestalt-terapia da sua forma pessoal, mas usando toda a sua energia nessa representação", eu não tinha idéia do que fazer até que deixei que as coisas acontecessem de maneira fluida e surgiu uma poesia, a qual coloquei o titulo Eu-Jardim de Orquideas negras, pediram pra eu colocar no Orkut, como não tenho mais, quis fazer isso aqui ....
" Morre alguém dentro de mim
Enquanto outro nasce
E o espelho embaçado, me diz estórias
De um retrato que não é o meu
Procuro a decisão da alma, mais contida
Menos explicita ,
Retesada na existência
De poeta e louco, de idiota e santo
E me vejo completo, me vejo Eu, me vejo Tu
Como ilhas cobertas pelo pacífico
Nos encontramos, lá embaixo
Não sou gigante, a menos que você queira
Não sou pequeno a menos que eu ache necessário
Não sei porque , mas sei o que sou.”
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008
Filmes como viver sem eles?
GANDHI é sem dúvida um filme maravilhoso, filmado em 1982 e reeditado agora para DVD e traz uma estória de vida de alguém iluminado, uma pessoa capaz de compreender o ser humano aceitar suas dificuldades e ainda assim o amar, com o ator: Ben Kingsley que parece ser uma cópia fiel do próprio líder indiano, esta película traz lições de vida e detalhes que passam as vezes despercebidos como o General Jan Smuths que criou a palavra holismo em seu livro “holismo e evolução”.
Sinopse: http://www.adorocinema.com.br/filmes/gandhi/gandhi.asp
CONTATO um filme também velho, fazendo uma apologia aos velhos realmente tenham além da experiência mais sabedoria, este filme traz uma relação adultera entre a ficção e a realidade , a possibilidade de haver vida além terra e essas vidas serem também parte da evolução humana que não existe mais, no filme podemos ter a certeza de como a ciência muitas vezes se perde nos seus moldes e mascara a realidade.
Sinopse: http://www.adorocinema.com/filmes/contato/contato.asp
UM DIA PERFEITO: Um filme atual e bonito que lida com a possibilidade do ego inflar a extremos que o remédio mais provável é a solidão, Rob Lowe faz o papel de um desempregado que tem a possibilidade de escrever um livro com o incentivo da mulher, o sucesso acontece e ele não se da conta de que as pessoas que mais o amavam estavam sendo deixadas de lado, alguém surge para alertá-lo da forma mais inusitada e surpreendente, mas a escolha é dele;
Sinopse: http://www.interfilmes.com/filme_18430_Um.Dia.Perfeito-(A.Perfect.Day).html
SOB O SOL DE TOSCANA: Este filme só pelo visual já vale a pena assistir, um romance bonito e simples, carregado de nuances poéticas que só a vida é capaz de fazer de encontro e desencontros, de escolha e decisões onde uma mulher Diane Lane tem que fazer para se livrar do estigma de ser uma mulher com sucesso mas que separou-se do marido, a escolha é feita no inicio , e disto surge uma nova vida, a melhor explicação que posso dar neste caso são os famosos versos de Robert Frost:
Num bosque amarelo dois caminhos se separavam,
E lamentando não poder seguir os dois
E sendo apenas um viajante, fiquei muito tempo parado
E olhei para um deles tão distante quanto pude
Até onde se perdia na mata;
Então segui o outro, como sendo mais merecedor,
E tendo talvez melhor direito,
Porque coberto de mato e querendo uso
Embora os que por lá passaram
Os tenham realmente percorrido de igual forma;
E ambos ficaram essa manhã
Com folhas que passo nenhum pisou.
Oh, guardei o primeiro para o outro dia!
Embora sabendo como um caminho leva para longe,
Duvidasse que algum dia voltasse novamente.
Direi isto suspirando, em algum lugar,daqui a muito e muito tempo:
Dois caminhos se separaram em um bosque e eu...
Eu escolhi o menos percorrido
E isso fez toda a diferença.
Sinopse: http://www.webcine.com.br/filmessi/undtusun.htm
Agora as comédias:
A VOLTA DO TODO PODEROSO: Não tão engraçado quanto o primeiro, porém mais preocupado com uma lição de vida este filme conta a estória de um homem que se vê obrigado a seguir as ordens de Deus, pois ninguém vai querer bater de frente com ele não é, bom até que ele tenta mas não consegue , com partes engraçadas e mais uma vez a brilhante interpretação de Morgan Freeman o filme é divertido e emocionante;
Sinopse: http://www.adorocinema.com.br/filmes/volta-do-todo-poderoso/volta-do-todo-poderoso.asp
O GURU DO SEXO: Uma comédia hilária gravada parte na Índia (o país de maior produção de filmes do mundo) e outra nos Estados Unidos, um homem iludido pelo sonho americano, se vê em situações embaraçosas e pela sua inocência consegue ser aceito, com uma pequena ajuda feminina e suas características indianas ao assumir o lugar de um guru passa a representar-se com tal e fazer sucesso.
Sinopse: http://www.adorocinema.com.br/filmes/guru-do-sexo/guru-do-sexo.asp
UM GRANDE GAROTO: retirado do romance homônimo de nick hornby, é um filme engraçado de hugh Grant, lembra uma versão masculina de o diário de Briget Jones;
Sinopse :http://www.webcine.com.br/filmessi/aboutboy.htm